Cultura digital: a tecnologia como protagonista na sociedade

A sociedade humana está em constante evolução e transformação, a cultura digital se destaca, já que esse conceito nos propõe práticas e vivências inovadoras, reconfigurando as formas de interagimos em sociedade e com o planeta.  

“A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.”

Características intrínsecas à cultura digital  

Existem algumas características específicas a esse conceito, sem essas, seria pouco provável que se mantivesse alguma transformação. Dessa forma, quando falamos sobre Cultura Digital, podemos estabelecer relação direta com a transformação digital que, analisando do ponto de corporativo, trata-se da mudança de mentalidade que envolve o pensar “digital”. 

Internet

Internet é a infraestrutura criada para o tráfego de dados, informações essas que trafegam pelo mundo, todas essas informações interconectadas em um sistema global de informação: a internet. São vários os elementos que a compõem, entre eles elementos de hardware e software: conexões, roteadores, sinais de rádio, Wi-Fi, satélites, entre outros.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Caracterizamos como TICs todas as ferramentas, conhecimentos e práticas que fazem a informação se dissipar de qualquer lugar do mundo, para qualquer lugar do mundo. Criadas a partir da ascensão da internet, as ferramentas de TCI permitiram criar uma sociedade muito mais informada e conectada. As TICs são ferramentas para o processamento de informações, gestões corporativas, marketing e publicidade de novos produtos/ serviços. 

“Considerando, assim, o acesso muitas vezes em tempo real aos acontecimentos, à circulação e às informações culturais alcançam lugares inimagináveis. As tecnologias proporcionam e mantêm a revolução da informação, estabelecendo novos indicadores de tempo e espaço e de consciência humana.” 

Sociedade da informação 

Criado no século XX, o termo Sociedade da Informação (SI) surgiu em um momento em que a tecnologia apresentou grandes avanços. Tais avanços representaram a necessidade e essencialidade da tecnologia ao sistema social e econômico com o qual convivemos.  O ápice das telecomunicações e informática nos anos de 1970, representaram as novas condições para o processamento de informação.

“As sociedades contemporâneas são atravessadas por inúmeras mudanças, sendo relevante a que se prende com as novas tecnologias, o que levou alguns autores a defender a existência de um novo paradigma de Sociedade baseada, essencialmente, na Informação, daí a designação de Sociedade de Informação (ou Sociedade do Conhecimento na medida em que a informação é um meio de produção/divulgação de Conhecimento).

Mudanças da cultura digital

Educação

No meio educacional, as TICs representam um grande avanço aos estudantes e ensino em si.  Com a tecnologia diretamente ligada à educação, é possível que as informações sejam acessíveis a todos os alunos. Essa ferramenta chegou para capacitar e informar os estudantes. 

Finanças

A implementação de estruturas revolucionárias e altamente globais, a cultura digital alterou a forma como se vende produtos e serviços ao redor do mundo.

Estratégias de marketing, por exemplo, passaram por diversas mudanças, e, hoje em dia, baseiam-se na criação de vínculo entre usuário-empresa por meio do uso de recursos tecnológicos

Empreendimentos

A cultura digital foi fundamental para que se viabilizasse o empreendedorismo de vários usuários de internet. Essa estrutura fundamental serviu como pilar para estruturas de negócios que nasceram do próprio ímpeto empreendedor dos usuários.

Com as redes sociais, por exemplo, os usuários podem acessar uma nova forma de marketing, que conhecemos como marketing digital. Dessa forma, podemos pontuar que a base desse marketing digital é a própria cultura digital, já que, com ela, é possível desenvolver estratégias e modelos de negócio baseadas na alta tecnologia disponível atualmente. 

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós. 

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *